terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Iemanjá

Hoje, dia 2 de fevereiro, é comemorado o dia de Iemanjá. Em Salvador ocorre anualmente uma das maiores festas do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.

Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano em todo o Brasil. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.

No Brasil existe um sincretismo (uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra) entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da Mitologia Africana Iemanjá. Tanto que a data festiva das duas é comemorada no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que é dedicadoa elas com uma grande procissão fluvial.


Então corram que ainda dá tempo e façam suas oferendas a Iemanjá ou a Nossa Senhora dos Navegantes, e que os pedidos de todos nós sejam atendidos.
Só não vale beber demais e correr pela praia pelado gritando Iemanjá SOU eu.
=D

2 comentários:

  1. hauhauauhauhauhuaha
    sabia que vc não ia resistir e ia acabar postando uma homenagem a Iemanjar!
    =P
    duahsuidhuiashduihasuiashuidhauisdhauish
    mas só uma coisa...o que é um "banho de pipoca"?!?!
    fiquei com isso na cabeça!
    udhasuihuiahduashdiuahsduihasd

    =*

    ResponderExcluir
  2. Banho de pipoca é literalmente um banho de pipoca
    uhauahuauhuhauh
    É um tipo de ritual ou simpatia onde vc bate a pipoca e outras coisas no liquidificador e toma banho com essa mistura.
    Dizem que deve ser usado contra todo tipo de influência espiritual negativa, como a inveja, o mau olhado e feitiços mal intencionados.

    (sim tive que googar!!)
    =D

    ResponderExcluir