quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Recomendamos

FUN HOME - UMA TRAGICOMÉDIA EM FAMÍLIA

Autora: Alison Bechdel
Preço médio: R$34,32 (fnac.com.br)
Número de páginas: 228
Data de lançamento: Novembro de 2007

Sinopse: Alison Bechdel relembra em um álbum autobiográfico os anos em que cresceu numa casa velha, transformada num casarão requintado e cheio de detalhes por seu pai, um professor de inglês que esconde a homossexualidade.

A misteriosa morte do pai, talvez por suicídio, é o ponto central da narrativa e conduz à grande descoberta da própria autora: ela também se sente atraída por pessoas do mesmo sexo.

Fun Home é um dos maiores fenômenos literários desta década. Eleito o livro do ano em 2006 pela revista Time, figurou na lista de livros mais vendidos do The New York Times e faturou diversos prêmios (entre eles, o Eisner Awards de Melhor Não-Ficção).

Com forte teor literário, Alison conduz a história com maestria, fazendo referências a inúmeros clássicos da literatura universal. Sua relação com o pai a faz lembrar do mito de Ícaro e Dédalo, a sua mãe, atriz amadora, ora é um personagem de Henry James, ora de Oscar Wilde. A proximidade de Alison com as letras vem do berço: Bruce era professor de literatura em Beech Creek, a pequena cidade onde a autora cresceu. A outra ocupação de Bruce era cuidar da casa funerária da família - funeral home, em inglês - que, abreviada para fun home (casa da diversão) pelas crianças, dá título ao livro.

Ótimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário